12 de mai. de 2010

"O Elefante na Sala"


É provável que já tenham ouvido a expressão: "O elefante na sala". Significa que existe um assunto sobre o qual todos têm conhecimento e claro, desejam falar a respeito, mas ninguém tem coragem de abordar o fato. Então fingimos não ter nada pra dizer e o constrangimento vai tomando conta do ambiente.

Principalmente, nos nossos dias, são raras as pessoas que confrontam a si mesmas e buscam trazer à tona o seu pecado e solucioná-lo. Este é um assunto que bem pode ser considerado como o "elefante na sala". É mais cômodo, fingir que nada aconteceu, disfarçar que está tudo bem, e esconder a mancha até onde for possível. Não é um assunto muito fácil de ser enfrentado, até porque mexe com o ego, com o problema de manter as aparências, entre tantas outras coisas.

A questão aqui é esconder a mancha. Pense bem, quando estamos lavando roupa, ao encontrarmos uma mancha, se não a tratarmos como devemos, ela permanecerá lá, e será mais difícil de removê-la com o passar do tempo, por isso, é necessário gastar tempo esfregando o local sujo, usando produtos que auxiliem em sua remoção.

Com o pecado é exatamente igual. À medida que o escondemos, usando a maquiagem do bom-senso e das aparências, a situação só piora. A culpa só aumenta, a separação entre nós e Deus se intensifica, porque é sabido que as nossas iniquidades fazem separação entre nós e o Senhor. (Isaías 59.2), e nos sentimos cada vez mais indignos de permanecer em Sua presença.

Davi foi um homem atormentado por seu pecado até o momento em que decidiu manifestar sua culpa diante de Deus e pedir perdão. Ele chega a dizer: "enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia." (Salmos 32.3) Pecar dói, corrompe, não só porque sabemos que é errado, que é abominação aos olhos de Deus, mas porque nos desvia do alvo - Cristo - e é exatamente este o conceito da palavra pecado - errar , desviar do alvo.

Dói porque envergonhamos o nome de Cristo, porque nos rebaixa, ainda que por um breve espaço de tempo sintamos prazer em pecar. Evidentemente, muitas vezes caímos depois de resistirmos bravamente, de orarmos e vigiarmos; entretanto, é certo que em muitos momentos, erramos sem nenhum esforço para resistir, pecamos de forma deliberada, seja nos prostituindo, vendo pornografia na internet, abrindo nossos lábios para derramar o líquido de destruição ao proferirmos palavras torpes e tolas, ou simplesmente pecando por omissão. Se fosse citar os muitos pecados nos quais podemos nos revolver, ficaria aqui dias e dias, e na verdade, não faz sentido, este não é meu objetivo com este post.

É verdade também que lutamos uma batalha descomunal, pois aliada a tantos inimigos como o diabo e as coisas oferecidas pelo mundo, temos dentro de nós um inimigo maior, nossa natureza humana, com seus desejos e vontades, que em tudo são contrários à nova vida que nos empenhamos em viver para honra do nome do Senhor. É inútil qualquer esforço para nos isolarmos dela, afinal, onde estivermos ela também estará.

Não é bom cair, não queremos cair e acima de tudo, não devemos cair. Mas se isto ocorrer, não fique prostrado debaixo da culpa, da vergonha e do cheiro de morte do seu pecado. Levante-se, e busque deliberadamente o único que pode remover sua mancha - Jesus. Quer você tenha resistido muito antes de cair ou quer tenha buscado isso, vá até Ele, quebrante-se em Sua presença, seja sincero e diga como se sente diante de suas falhas, se você gosta do que fez, mas quer parar, porém não consegue, tenha coragem e diga isso a Ele também. Confesse e clame por Seu perdão. A palavra de Deus nos diz que há festa no céu quando um pecador se arrepende !

O Senhor perdoa a todo aquele que verdadeiramente se arrepende e vai até Ele. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1.9)

Após confessar o seu erro, permaneça firme na convicção de que Deus o perdoou. Não continue prostrado, mas ande em liberdade, sabendo que o Senhor o habilita a continuar avançando em Sua presença. Não tente recordar-se de erros que o Senhor já lançou nas profundezas do oceano, são águas proibidas, portanto, não tente mergulhar nelas!

Não jogue o jogo de Satanás, fique fora de situações em que possa ser tentado. Ande na presença do Senhor Deus e esteja alerta em todo o tempo.

Suas falhas não o definem. O que o define são suas atitudes diante das falhas e diante de Deus, fazendo o impostor que há em seu ser se curvar diante do Senhor que habita em você!


2 comentários:

Fernando Saraiva disse...

Graça e Paz Gerlane,

As palavras neste post, são totalmente corretas, em uma de minhas reflexões veio um pequeno entendimento “Pecamos, pois não respeitamos a presença de DEUS, antes nos prostamos diante a face do mal”

Muitos “crentes” irão ficar neste mundo de horror, quando vier aquele que é perfeito e santo, pois esconderam nas profundezas de seu coração alguma espécie de pecado, devemos nos apresentar a CRISTO JESUS, com as nossas vestes puras.

Saul e muitos homens de Deus, pensaram e ainda pensam estarem fazendo a obra do PAI, no entanto estão sendo enganados por Satanás que não os deixa ver o seu erro, e onde os tens caído.
Davi fora segundo o coração DEUS, pois mesmo errando em sua fragilidade carnal, arrependeu-se amargamente de tais atos contra o pai. Arrependeu-se não somente de lábios ou por meio de sacrifícios ou alto flagelos, que antes de mais nada massageava os seus egos corruptos, mas DEUS se agrada sim , do arrependimento de todo o coração.

Gerlane continue sempre assim, e nunca deixe o orgulho e alto ego, afasta você dessa relação maravilhosa e única que tu tens com o Pai.

Shalom In Yeshua Há Maschiach!!!

Gerlane G. Oliveira disse...

Graça e Paz Fernando.

Além de tudo o que você disse, é verdade, infelizmente, as palavras proferidas pelo escritor e pastor Charles R. Swindoll:

"Mesmo um crente sincero pode tornar-se um instrumento nas mãos do inimigo, e ao mesmo tempo achar que está fazendo a obra de Deus."

Que possamos encontrar graça em nossa caminhada nos desviando do pecado, e principalmente que não sirvamos aos propósitos e enganos do maligno.

Obrigada Fernando. Sua presença aqui no Impactando Vidas é sempre bem-vinda. Você também é muito querido e importante para o Senhor.

Grande abraço!