4 de mar. de 2010

Amor ao Próximo - O Novo Mandamento!



"Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e o primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22.37-40)

Conhecemos muito bem o valor de uma dívida, seja ela qual for, sabemos da urgência em saná-la, de mantermos nossos nomes intactos, a conduta de pessoas honestas, que honram seus compromissos e não dependem de outros absolutamente para nada. Afinal, como muitos dizem por aí, não devemos nada para ninguém, certo? Errado. Vejamos por que.

Esta é a doutrina pregada dia após dia por um mundo individualista, egocêntrico, que visa somente ao lucro e ao acúmulo de riquezas, esquecendo-se de algo muito mais importante e valioso do que todo o dinheiro que possamos abarcar. E sabe a razão da sentença "não devo nada pra ninguém" ser uma grande mentira? A razão é que estamos endividados e a cada instante esta dívida cresce mais, porque temos negligenciado o grande mandamento de Deus para nós: amar a Deus sobre todas as coisas e amar não somente a nós mesmos, mas também ao nosso próximo, da mesma forma que nos amamos!

A questão que nos levantamos é: "se estou bem, se tenho recursos, não estou só, pra que me preocupar com os outros?" E então tentamos nos retratar com a próxima questão: "o que posso fazer? Não posso resolver os problemas de todos, não tenho culpa, não sou Deus!"

"Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?" (1 João 3.17) E não é isso o que fazemos? Pessoas morrem diariamente por falta das coisas mais básicas, enquanto diante de nossas mesas fartas, reclamamos. Vidas amargam solidão e desespero, e nos omitimos, não liberamos palavras de consolo, paz e perdão, não falamos do amor de Deus, enquanto muitos têm morrido em situações deploráveis, e diante do Juiz Supremo, quem as defenderá? Sequer ouviram sobre Cristo! E a responsabilidade de quem é?

Perdemos a essência do amor! É muito fácil amar aqueles que não nos causam problemas, que possuem as mesmas condições financeira e intelectuais que possuímos, os de bela aparência, que não apresentam nenhuma deficiência, seja ela física ou psicológica. É igualmente fácil admitir que o Espírito Santo habita em mim e naqueles que são exemplos para nós na igreja.

O que muda então em relação ao irmão não tão agradável assim, àqueles que caíram em pecado, ou aos necessitados, cujas vidas estão presas pelo pecado e pela dependência de vícios? A diferença é que se admitíssemos que o Espírito de Deus habita também no irmão que caiu, se reconhecêssemos que os necessitados são também dependentes de nossa ajuda e do amor de Deus, então, é certo que nossas atitudes para com eles mudariam, porque entenderíamos que também fomos resgatados, que somos amados, reconheceríamos que quando o Pai olha para nós, Ele não vê nossos pecados, nossas falhas, antes vê seu filho Jesus Cristo!

Aprenderíamos que amar o próximo consiste em admitir que ele também é criação divina, alguém por quem Cristo morreu e alvo do amor do Pai! Nossos atos falam mais alto do que meras palavras!

"A ninguém fiqueis devendo cousa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor." (Romanos 13.8-10)

Pensemos nisso seriamente!

Que o Senhor nos abençoe, restaurando nosso conceito de amor a Ele e ao nosso próximo, e que venha nos revestir da mesma essência do Seu amor, que é sempre imutável, puro e infindável!

4 comentários:

Mima disse...

Gerlane, Paz do SENHOR.

Esse seu texto muito tocante me lembrou de um pensamento de Max Lucado que diz isso:
Nós, os adotados, não podemos esquecer como era a vida de orfãos. Nós os libertos, devemos visitar a prisão. Nós os que fomos encontrados, não podemos esquecer daqueles que estão perdidos. A amnésia gera arrogância. Não podemos nos dar ao luxo de esquecer. Nós precisamos lembrar e também compartilhar nossa história com alguém.

O retrato honesto do seu passado pode ser a coragem para o futuro de outra pessoa."

Precisamos lembrar que somos irmãos. E o amor de Cristo deve soar mais alto em nós.

Beeeeiijos*)

Gerlane G. Oliveira disse...

Paz Ailma!

É muito bom ter você aqui!Sabe, este seu comentário chegou em um momento em que estou refletindo sobre tudo isso.

É tão difícil conviver em um lugar,em um mundo em que as pessoas buscam fazer julgamentos, se portam muitas vezes como Deus, e esquecem do que o Senhor fez por elas...

É igualmente conflitante saber que a qualquer momento, o monstro da arrogância e do desamor que dorme em nós pode vir à tona...

O desejo do meu coração é que Deus abale nossa estrutura, nossos pensamentos, e troque o coração de pedra por um coração quebrantado e sedento de amar, ver,agir e viver como Jesus!

Volte mais vezes! Seus comentários são um bálsamo para a alma!

Fica na Paz! Abraços!

Fernando Saraiva disse...

GPS Minha Amada em Cristo!!!

A misericórdia de DEUS é a causa de não sermos consumidos!!! Ele em sua infinita sabedoria, deu a nós, criaturas obstinadas ao mal, um valioso dom e um propósito de vida, tão grande como, ele nos entregou de bom grado o seu unigenito e por meio dele nos entregou o ministério da reconciliação e adoção em Cristo Jesus!!! Para que por meio deste fizéssemos as mesmas obras que ele, ou até maiores.

Mais no entanto, muitas vezes caimos nas armadilhas de um religiosismo gritante, onde está a fé? Onde estão as obras? As duas não se anulam, elas se completam em Cristo Jesus, pois foi por meio da caridade do seu amor, que este se subtraiu a si mesmo em razão nossa.

Creio que chegara o tempo, que não mais existira dor, nem tristeza...Mas enquanto este tempo não desponta no horizonte, devemos por a nossa fé em ação, não somente por nós e para nós, mas sim a por-la em favor da obra de Deus!!!

Shalom In Yeshua Há Maschiach

Gerlane G. Oliveira disse...

A Paz Fernando! Muito bom tê-lo aqui no Impactando Vidas!

Amém. É necessário que venhamos agir de acordo com aquilo que professamos. A palavra de Deus nos diz em Tiago que aquele que é ouvinte da palavra de Deus, mas não a pratica, é semelhante ao homem que depois de contemplar-se no espelho, retirando-se dali, esquece da sua aparência.

A fé sem obras é morta. E uma das grandes obras que devemos fazer é praticar o amor de Deus, que foi manifesto e vivido da forma mais plena em nosso meio por Cristo! Que venhamos pois a amar a Deus sobre todas as coisas, e amar ao nosso próximo, pois esta é a vontade soberana do Senhor, não nos esquecendo de que Ele nos amou primeiro e que por isso devemos amar!

Fica na Paz!